O velório do papa Francisco começou na manhã desta quarta-feira (23/4) na Basílica de São Pedro, em cerimônia aberta ao público que está atraindo um número de fiéis maior do que o esperado. Diante das longas filas, que levam horas para serem percorridas, o Vaticano avalia estender o horário de visitação para além da meia-noite.
“Dada a elevada afluência de fiéis que deseja prestar homenagem ao Santo Padre, não está descartada a possibilidade de estender o horário de funcionamento da Basílica do Vaticano além do horário estabelecido de 0h (hora local, 19h de Brasília)”, informou a Santa Sé em comunicado oficial.
Cerimônias fúnebres
O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano divulgou na última terça-feira (22/4) o cronograma completo das celebrações religiosas e protocolares que acompanham os funerais do pontífice. Nesta quarta, o corpo de Francisco foi trasladado da Capela da Casa Santa Marta para a Basílica de São Pedro, em procissão solene.
A cerimônia de translado teve início às 9h (3h de Brasília), com uma oração presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. A procissão percorreu a Praça Santa Marta e os acessos internos do Vaticano, entrando pela porta central da basílica. O corpo foi posicionado diante do Altar da Confissão, onde teve início a visitação pública após a Liturgia da Palavra.

Leia mais:
Morte do Papa Francisco: mais de 20 mil pessoas aguardavam abertura do velório nesta segunda
Vaticano divulga detalhes dos últimos momentos do Papa Francisco antes da morte por AVC, aos 88 anos
Missa das Exéquias e sepultamento
A Missa das Exéquias está marcada para o sábado (26), às 10h (5h de Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e dará início ao Novendiali, período tradicional de nove dias de luto e orações em homenagem ao papa falecido.
Após a missa, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que encerram oficialmente o velório. O caixão será então conduzido novamente para o interior da basílica e, em seguida, levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde acontecerá o sepultamento.