O Vaticano divulgou que os cardeais católicos romanos se reunirão no conclave secreto para eleger o novo líder global da Igreja a partir do dia 7 de maio. A data foi decidida na Quinta Congregação Geral, realizada na manhã desta segunda-feira (28/4) na Sala do Sínodo do Vaticano. A votação ocorrerá na Capela Sistina, do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes durante esses dias.

Ao todo, 135 cardeais, com menos de 80 anos e de todo o mundo, devem participar e decidir quem deve ser o próximo líder da Igreja de 1,4 bilhão de fiéis. Do Brasil, sete cardeais devem votar.
Local fechado
A Capela Sistina do Século 16, onde os conclaves são realizados, foi fechada para turistas nesta segunda-feira (28/4) para os preparativos para a votação.
Últimos Conclaves
Em 2005 e 2013, os Conclaves duraram apenas dois dias. Mas o cardeal sueco Anders Arborelius disse nesta segunda-feira (28/4) que a expectativa é de que esse conclave possa levar mais tempo, já que muitos dos cardeais nomeados pelo papa Francisco nunca se conheceram antes.

Leia também:
Vaticano confirma: Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca
Adeus: Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore; o que acontece agora?
Morte do papa
Um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca, foram as causas da morte do Papa Francisco, informou nesta segunda-feira (21/4) o Vaticano.
O boletim médico do Vaticano foi assinado por Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene da Cidade do Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasia múltipla, hipertensão e diabetes tipo 2. A morte foi confirmada por um exame de eletrocardiograma.
Veja abaixo:
Morte do papa
Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, morreu nesta segunda aos 88 anos. Ele passou 38 dias internado para tratar do seu quadro de pneumonia bilateral, e estava se recuperando.
Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013. Francisco ocupou por 12 anos o cargo máximo da Igreja Católica.
As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano.
*Com informações de Vatican News