Os líderes da União Europeia concordaram em abrir negociações para a adesão da Ucrânia ao grupo. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14/12). A reunião ocorre em um momento crucial ao então presidente do país, Volodymyr Zelensky, que tem rodado o mundo em busca de apoio à guerra contra a Rússia.
Charles Michel, presidente do Conselho Europeu e presidente da cúpula da União Europeia, disse que os líderes decidiram abrir as negociações de adesão com dois países, além da Ucrânia, a Moldávia foi mencionada.
Leia mais:
Homem tem ruptura na traqueia após segurar espirro
Câmara dos EUA aprova abertura de impeachment contra Biden
Michel também citou outras duas nações como possíveis futuros membros do bloco econômico. Por meio de uma rede social anunciou que a União Europeia concedeu o status de candidata à Georgia, no Cáucaso. De acordo com as negociações a partir da conformidade com os critérios de adesão.
Os chefes de Estado dos países europeus estão se preparando para uma reunião de dois dias, para discutirem o apoio total à Ucrânia. A invasão do território ucraniano pelas tropas de Moscou já dura quase dois anos.
The European Council has decided to open accession negotiations with Ukraine & Moldova. #EUCO granted candidate status to Georgia. And the EU will open negotiations with Bosnia and Herzegovina once the necessary degree of compliance with the membership criteria is reached and…
— Charles Michel (@CharlesMichel) December 14, 2023