As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Trump e Xi Jinping firmam acordo e EUA e China e suspendem guerra comercial por um ano

Encontro entre líderes aconteceu na Coreia: EUA e China entraram em acordo sobre tarifas e uso de terras raras
30/10/25 às 09:32h
Trump e Xi Jinping firmam acordo e EUA e China e suspendem guerra comercial por um ano

Donald Trump em encontro com Xi Jinping (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein).

Ocorreu nesta quinta (30/10), na Coreia do Sul, encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping. Os líderes decidiram suspender por um ano os controles de exportação de terras raras e semicondutores, entre outras medidas, estabelecendo uma trégua na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Segundo Trump, as taxas sobre produtos chineses caíram de 57% para 47%. Em troca, Pequim deve:

  • retomar a compra de soja americana;
  • manter o fluxo de exportação de terras raras;
  • e combater o comércio ilícito de fentanil.

Os dois se reuniram em uma base aérea na cidade de Busan e foi o primeiro encontro entre eles desde o retorno de Trump à presidência em janeiro. A reunião durou quase duas horas.

O fentanil é uma droga sintética muito potente, 50 vezes mais viciante do que a heroína e virou um problema de saúde grave nos EUA. Hoje é o principal medicamento responsável pelas mortes por overdose de opioides no país. Mas também pode ser prescrito por médicos no país, como analgésico.

Trump afirmou que Xi prometeu uma “ação firme” sobre a exportação das substâncias usadas para produzir fentanil. A China pediu a redução de tarifas sob o argumento de que já havia intensificado a fiscalização no país.


Leia mais:

“Temos um submarino nuclear”: Trump ameaça Rússia após realização de teste nuclear

Bioeconomia: empresas de Manaus participam de exposição de produtos em Macau, na China


A repórteres a bordo do Air Force One, Trump disse:

“Eu achei que foi uma reunião incrível”.

Sobre o fornecimento de terras raras, o republicano afirmou que os dois fecharam um acordo renovável de um ano.

Após o encontro, o presidente chinês disse, em pronunciamento, que os times econômicos das potências chegaram a soluções consensuais para as divergências entre os dois países. Xi também afirmou que eles têm “boas perspectivas de cooperação em inteligência artificial”.

Entenda o caso: Disputa comercial entre EUA e China

A guerra comercial entre os dois países reacendeu neste mês depois que a China propôs ampliar drasticamente as restrições às exportações de minerais de terras raras, essenciais para tecnologias de ponta — um setor dominado pelo país asiático.

Trump chegou a prometer retaliar com tarifas adicionais de 100% sobre as exportações chinesas, além de outras medidas, incluindo possíveis restrições às exportações para a China de produtos feitos com softwares americanos — ações que poderiam ter abalado a economia global.

*Com informações de G1