O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, venceu neste sábado (24/02), as primárias republicanas no estado da Carolina do Sul, superando Nikki Haley, sua adversária no partido Republicanos, com uma larga vantagem. Ela que já foi governadora do estado.
Trump obteve uma vantagem de mais de 20 pontos percentuais sobre Haley, derrota significativa para Nikki Haley, uma vez que se trata de seu estado natal, e onde construiu sua vida pública. Com 95% dos votos apurados, Trump somava 59,8% e Haley, 39,5%.
Pouco antes do resultado, Haley disse que não irá desistir:
“Sou uma mulher de palavra. Não vou desistir desta luta quando a maioria dos americanos desaprova Donald Trump e Joe Biden”.
Nikki Haley seguirá na disputa pela indicação do partido até pelo menos a chama “Super Terça”, em 5 de março, onde devem ocorrer vários pelitos simultaneamente.
Com a vitória, Donald Trump está mais perto de ser declarado o candidato oficial do Partido Republicano para as eleições presidenciais de novembro.
O ex-presidente venceu todas as primárias até aqui, conquistando 63 delegados. Com o resultado da Carolina do Sul, conquista mais 44 delegados e chega, portanto, ao total de 107, enquanto sua rival tem apenas 17.
Fonte: Oantagonista.