O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (9/2) que irá impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio.
A medida representa uma nova escalada na política comercial norte-americana e pode impactar diversos países exportadores, incluindo o Brasil. O presidente comentou o assunto com jornalistas a bordo do Air Force One, avião oficial do presidente Norte-Americano.
Na mesma conversa, Trump também afirmou que revelará tarifas recíprocas na terça (11/02) ou quarta-feira (12/02), que entrarão em vigor quase imediatamente.
Leia mais:
Incrível! Peixe “diabo negro” é visto à luz do dia; VEJA VÍDEO
Dólar volta a disparar após novas ameaças de Trump
O Brasil pode ser afetado pela decisão. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), em 2023, o setor exportou US$ 685 milhões para os EUA, o que representou 15% do total das exportações brasileiras. Em 2024, houve um crescimento de 16%, elevando o valor para US$ 796 milhões, equivalente a 14% das exportações do setor.
Durante seu primeiro mandato, entre 2017 a 2021 Trump já havia imposto tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, mas concedeu quotas isentas de impostos para alguns parceiros comerciais, incluindo Canadá, México, União Europeia e Reino Unido. Ainda não está claro se esses países continuarão isentos na nova rodada de tarifas.