Trump anuncia tarifa adicional de 100% sobre importações da China

(Foto: Shutterstock)
Os Estados Unidos vão aplicar uma tarifa adicional de 100% sobre as importações vindas da China e vai implementar novos controles de exportações para todos os softwares essenciais produzidos em território americano. A nova medida foi anunciada pelo presidente Donald Trump nesta sexta-feira (10/10), que confirmou que a nova medida entra em vigor a partir de 1º de novembro de 2025, ou antes, segundo o governo.
Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que a decisão poderá ser antecipada “dependendo de quaisquer ações ou mudanças futuras tomadas pela China”.
O republicano também declarou que os controles de exportação afetarão “todo e qualquer software crítico”, em uma tentativa de limitar o acesso chinês a tecnologias estratégicas.

Mais cedo, o presidente norte-americano endureceu o discurso contra Pequim, acusando o país asiático de restringir a exportação de elementos de terras raras, insumos essenciais para a indústria tecnológica.
Leia mais
Donald Trump oficializa venda da operação americana do TikTok
Após boatos sobre morte, Donald Trump reaparece e manda recado ao Brasil
Trump afirmou ainda que pretende elevar outras tarifas e descartou um possível encontro com o presidente chinês, Xi Jinping, que estava previsto para ocorrer durante a Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul, no fim do mês.
De acordo com o anúncio, a nova tarifa será somada aos 30% já aplicados atualmente, marcando uma nova escalada nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, após um período de relativa trégua. Até o momento, o governo chinês não comentou oficialmente as declarações de Trump.
*Com informações da CNN Brasil.
