Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump prorroga por mais 90 dias suspensão de tarifaço contra a China

Trump prorroga por mais 90 dias suspensão de tarifaço contra a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a prorrogação de mais 90 dias da suspensão das tarifas sobre produtos chineses nesta segunda-feira (11/8). A medida, confirmada por um representante da Casa Branca à Reuters e antecipada pela CNBC, adia o fim da trégua comercial entre Washington e Pequim, que estava prevista para 12 de agosto.

Mais cedo, Trump já havia sinalizado otimismo com as negociações, afirmando que a China “está lidando muito bem” com os EUA e reforçando seu bom relacionamento com o presidente Xi Jinping.


Leia mais

Trump assume controle da polícia de Washington em ação contra o crime e cita Brasília

Omar Aziz contará com apoio do PT do presidente Lula nas eleições de 2026


Desde 12 de maio, os dois países haviam acordado uma redução temporária das tarifas: no caso americano, de 145% para 30% sobre importações chinesas; e, no lado chinês, de 125% para 10% sobre produtos norte-americanos.

O alívio, no entanto, veio após meses de escalada na guerra comercial. Em abril, Trump havia imposto pesadas taxas, elevando a tarifa total sobre produtos chineses para 145%, medida que gerou retaliação imediata de Pequim, que aumentou suas taxas para até 125%.

Ambos os lados trocaram ameaças e aumentos sucessivos, até que, em meio à pressão econômica, optaram pela pausa temporária agora prorrogada.

*Com informações do G1.