O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quinta-feira (17/4) a demissão de Jerome Powell do cargo de chair (presidente) do Federal Reserve, o equivalente ao nosso Banco Central, em uma publicação nas redes sociais.
Trump criticou a política monetária de Powell e citou como exemplo o ciclo monetário de cortes na taxa de juros da zona do euro praticado pelo BCE (Banco Central Europeu), em publicação feita na rede Truth Social. Ele escreveu:
“Espera-se que o BCE corte as taxas de juros pela sétima vez, e, no entanto, o ‘tarde demais’ Jerome Powell, do Fed, que sempre chega ‘tarde demais e errado’, divulgou ontem um relatório que foi mais uma típica confusão completa!”
Veja abaixo:

Ele continuou:
“Os preços do petróleo caíram, os alimentos (até os ovos!) caíram, e os EUA estão ficando rico em tarifas. O ‘tarde demais’ deveria ter reduzido as taxas de juros há muito tempo, como o BCE fez, mas certamente deveria reduzi-las agora. A demissão de Powell não chega rápido o suficiente!”.
Leia mais:
Diretor de ‘Esqueceram de Mim 2’ lamenta participação de Donald Trump no filme
O republicano também ressaltou que a recente política de tarifas imposta pela Casa Branca será mantida, após Powell dizer na quarta-feira (16) que a guerra comercial pode atrapalhar o duplo mandato do Fed de manter a inflação dentro da meta e o país com pleno emprego. Powell também fez críticas às taxas impostas pelo governo americano.
Jerome Powell está em seu segundo mandato como presidente do Fed. O ex-banqueiro começou no cargo em 2018 e seguirá na função até 2026.
*Com informações de CNN Brasil