As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump pressiona Tailândia e Camboja por cessar-fogo em meio a novos confrontos na fronteira

Trump pressiona Tailândia e Camboja por cessar-fogo em meio a novos confrontos na fronteira

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (26/07) que entrou em contato com os líderes da Tailândia e do Camboja para tentar intermediar um cessar-fogo entre os dois países, que enfrentam o terceiro dia de combates ao longo da fronteira compartilhada.

“A ligação com o Camboja foi encerrada, mas esperem retornar a ligação sobre a interrupção da guerra e o cessar-fogo com base no que a Tailândia tiver a dizer. Estou tentando simplificar uma situação complexa!”, escreveu o republicano em sua rede social. Trump acrescentou ainda que a ligação com o líder tailandês “está sendo feita momentaneamente”.

O presidente também comparou o atual conflito ao histórico embate entre duas potências asiáticas.

“Muitas pessoas estão sendo mortas nesta Guerra, mas isso me lembra muito o Conflito entre o Paquistão e a Índia, que foi interrompido com sucesso”, declarou.

Conflito entre Tailândia e Camboja

A relação entre Tailândia e Camboja tem sido marcada por um histórico de cooperação econômica, mas também por rivalidades territoriais. Os países compartilham uma fronteira terrestre de 817 quilômetros, cuja demarcação foi realizada durante o período colonial francês, quando o Camboja era colônia da França.

Nos últimos dias, bombardeios entre os países matou, pelo menos, 30 pessoas, segundo a mídia local.


Leia também:

Após pressão de Trump, Coca-Cola anuncia versão com açúcar de cana

Senadores democratas criticam Trump por tarifas contra o Brasil: “Abuso de poder”


O principal ponto de tensão envolve a posse de áreas fronteiriças onde estão localizados templos históricos, como o templo Preah Vihear, do século XI, reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco. Ambos os países reivindicam a soberania sobre esses locais.

O Camboja já solicitou que a Corte Internacional de Justiça (CIJ), da ONU, arbitre a disputa. No entanto, a Tailândia contesta a autoridade do tribunal sobre o caso e argumenta que partes da fronteira jamais foram oficialmente delimitadas.

Outros conflitos 

Em 2011, a tensão escalou e resultou em um confronto armado entre tropas tailandesas e cambojanas nas proximidades do templo Preah Vihear. O episódio deixou pelo menos 20 mortos e provocou o deslocamento de milhares de civis dos dois lados da fronteira.

*com informações da CNN