Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Trump assegura que vai manter seu apoio a Ucrânia independente do resultado das reuniões

Trump assegura que vai manter seu apoio a Ucrânia independente do resultado das reuniões

A guerra segue em seu quarto ano desde a invasão em larga escala russa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18/8) que o apoio americano à Ucrânia seguirá firme, independentemente do resultado das reuniões com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus.

Questionado por um repórter se o encontro representaria “o fim do caminho” para a ajuda de Washington, Trump foi categórico.

“Nunca posso dizer isso. Nunca é o fim do caminho. Pessoas estão morrendo e queremos parar com isso. Então, eu não diria que é o fim do caminho”, disse.

A guerra segue em seu quarto ano desde a invasão em larga escala russa, em fevereiro de 2022. Moscou mantém o controle de cerca de 20% do território ucraniano e anexou formalmente as regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia ainda no primeiro ano do conflito.


Leia mais:

Eduardo Bolsonaro chama Moraes de “psicopata” por “desafiar” Trump

Nossa diplomacia sendo jogada no lixo, diz Alberto Neto sobre vídeo de Lula a Trump


Apesar do avanço lento das tropas russas no leste, o Kremlin não dá sinais de abrir mão de seus objetivos militares. Do outro lado, Kiev intensifica ataques dentro da Rússia, mirando instalações estratégicas. Moscou, por sua vez, aumenta a pressão aérea com drones e mísseis.

Ambos os governos negam atacar civis, mas as estatísticas são devastadoras. Milhares de pessoas já morreram, em sua maioria ucranianos, e os EUA estimam que 1,2 milhão de pessoas tenham sido mortas ou feridas desde o início da guerra.