O presidente americano Donald Trump mal tomou posse do cargo e já anunciou uma série de medidas contra a imigração. Durante seu discurso, Trump declarou emergência nacional na fronteira com o México e anunciou o envio de um contingente adicional das Forças Armadas para o local.
Antes mesmo da posse, o republicano já havia afirmado que as pautas migratórias teriam destaque em seu novo mandato e que muitas das medidas entrariam em vigor já no segundo dia de trabalho.
Entre as novas medidas do governo Trump estão:
- Os militares deverão priorizar a segurança da fronteira dos EUA e a integridade territorial.
- O fim da política de “captura e soltura”, pela qual os migrantes são liberados enquanto aguardam uma audiência sobre seu status de asilo.
- O fechamento da fronteira para imigrantes que entram ilegalmente e o fim das políticas de asilo.
- A assinatura de uma ordem executiva declarando emergência energética nacional.
- A classificação dos cartéis como “organizações terroristas”.
Leia mais
Donald Trump afirma que EUA passará a reconhecer apenas os gêneros masculino e feminino
CEOs das empresas de tecnologia e bilionários comparecem à posse de Trump nos EUA
As medidas visam encerrar as políticas de imigração estabelecidas durante o governo Biden. Trump também pretende restabelecer a política de “Permanecer no México”, que obriga aqueles que buscam asilo a permanecer no país vizinho até a data de sua audiência de imigração. A antiga promessa de construir um muro ao longo da fronteira com o México também voltou a ganhar destaque.
Donald Trump foi eleito presidente nas eleições de 2024. A cerimônia de posse do novo chefe de Estado ocorreu no Capitólio, em Washington.
Este é o segundo mandato presidencial do republicano, que foi eleito pela primeira vez em 2016 e governou os Estados Unidos da América de 2017 a 2021, quando foi derrotado pelo candidato democrata Joe Biden, que optou por não concorrer à reeleição para um segundo mandato.