As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Trump admite que autorizou a CIA a fazer operações na Venezuela e no Caribe: Entenda

Segundo fontes do New York Times, estratégia do governo Trump é tirar Nicolás Maduro do poder na Venezuela
16/10/25 às 10:24h
Trump admite que autorizou a CIA a fazer operações na Venezuela e no Caribe: Entenda

Os presidentes Donald Trump e Nicolás Maduro (Foto: Reprodução).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou na quarta-feira (15/10) que autorizou a CIA (Agência Central de Inteligência) a conduzir operações secretas na Venezuela. A informação tinha sido divulgada pelo jornal The New York Times, cujas fontes afirmaram que a estratégia do governo Trump para a Venezuela visa remover o ditador Nicolás Maduro do poder.

A nova autorização permite à CIA realizar operações letais na Venezuela e conduzir uma série de operações no Caribe, informou o jornal.

Questionado por repórteres no Salão Oval da Casa Branca, Trump declarou:

“Eu autorizei por dois motivos, na verdade. Primeiro, eles esvaziaram suas prisões para os Estados Unidos… Eles entraram pela fronteira. Eles entraram porque tínhamos uma fronteira aberta. E a outra coisa são as drogas”, disse.

Trump não apresentou evidências para sua alegação de que a Venezuela está enviando ex-prisioneiros para os EUA.

O presidente acusou repetidamente a Venezuela de ser um centro de tráfico da droga mortal fentanil, mas registros dos Estados Unidos mostram que o México é a principal fonte de fentanil. Além disso, ele se recusou a responder quando questionado se a CIA tem autoridade para executar Maduro, dizendo: “Acho que a Venezuela está sentindo calor”.

Em agosto, Washington ofereceu US$ 50 milhões (cerca de R$ 272 milhões) por informações que levem à prisão e condenação de Maduro por tráfico de drogas.


Leia mais:

Após prêmio Nobel para opositora de Maduro, Venezuela fecha embaixada da Noruega e Austrália

Sobrinho de Dilma diz que Lula acabou com a guerra em Gaza, e não Trump


Venezuela se pronuncia

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou que apresentará nesta quinta (16) uma queixa contra os Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU e ao secretário-geral da organização. Em nota, a Venezuela chamou as declarações de Trump de “belicosas e extravagantes”.

Historicamente, a CIA tem um longo histórico de operações na América Latina, particularmente durante a Guerra Fria, quando atuou para derrubar governos de teor socialista e ajudou a instaurar ditaduras simpáticas aos EUA em vários países. A CIA também ajudou a derrubar os impérios do tráfico de cocaína da América do Sul no final do século XX.

*Com informações de CNN Brasil