As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Tratado nuclear entre EUA e Rússia chega ao fim com risco de nova corrida armamentista

Fim do tratado poderia significar que duas maiores superpotências ficariam sem limites para aumentar seus arsenais atômicos
04/02/26 às 14:11h
Tratado nuclear entre EUA e Rússia chega ao fim com risco de nova corrida armamentista

Vladmir Putin e Donald Trump (Foto: Sputnik/Alexander Kazakov/Pool via REUTERS; REUTERS/Leah Millis).

O tratado New Start, o único acordo que limita os arsenais nucleares dos Estados Unidos e da Rússia, expira nesta quinta-feira (5/2), e temores de uma nova corrida armamentista começam a preocupar o mundo.

O New Start é rede de acordos de controle de armas que tinha como objetivo reduzir a chance de um conflito nuclear catastrófico. Ele foi negociado nas décadas desde a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, considerada a situação mais próxima que o mundo já esteve de uma guerra nuclear intencional.

O acordo estabelece que cada país só pode possuir até 1.550 ogivas nucleares estratégicas, aquelas capazes de destruir cidades inteiras e potencialmente pôr fim à civilização. Além disso, limita a 700 o número de lançadores dessas armas, que podem ser mísseis balísticos intercontinentais, mísseis de submarino ou bombardeiros.

A menos que Washington e Moscou cheguem a algum tipo de acordo de última hora, as duas maiores potências nucleares do mundo ficarão sem limites pela primeira vez em mais de meio século.


Leia mais:

Em meio a tensões entre EUA e Colômbia, Trump recebe Petro na Casa Branca

Com mediação dos EUA, Rússia e Ucrânia preparam nova rodada de negociações de paz


O que são armas nucleares estratégicas?

As armas nucleares estratégicas diferem das táticas, que são usadas em campos de batalha com alcance limitado. Têm poder destrutivo muito maior e podem ser direcionadas contra grandes centros urbanos, causando destruição em massa e mortes de civis em larga escala.

O tratado assegurava que inspetores de ambos os países podem verificar se os limites estabelecidos estão sendo respeitados, para criar um ambiente de maior transparência e confiança entre as potências nucleares.

Diego Pavão, editor de Internacional da CNN Brasil, explicou:

“É por isso que é tão importante esse acordo que expira amanhã, porque agora esses países vão ficar livres para aumentar esse arsenal nuclear sem que o outro saiba”.

O equilíbrio de forças tem sido um dos principais fatores para evitar o uso dessas armas, já que nenhum dos lados sobreviveria a um conflito nuclear em larga escala.

Até o momento, a Rússia chegou a sinalizar que poderia continuar respeitando algumas regras do acordo de maneira informal, mas os Estados Unidos não deram indicações semelhantes.

O fim da validade do New Start chegou a fazer com que até o papa Leão 14 se manifestasse, pedindo aos dois países para que não abandonem os limites estabelecidos no tratado. Em sua audiência semanal, o pontífice disse:

“Faço um apelo urgente para que não deixem este instrumento expirar. É mais urgente do que nunca substituir a lógica do medo e da desconfiança por uma ética compartilhada, capaz de orientar as escolhas em direção ao bem comum”.

Os estoques totais de ogivas nucleares diminuíram para cerca de 12.000 ogivas em 2025, de um pico de mais de 70.000 em 1986, mas os Estados Unidos e a Rússia estão atualizando suas armas e a China mais que dobrou seu arsenal na última década. Com a China adentrando esse pano de fundo, aumentam as incertezas na geopolítica mundial.

*Com informações de CNN Brasil e UOL