Suspeito de matar ativista Charlie Kirk é preso, diz Trump; FBI divulga vídeo de assassino fugindo da cena do crime

Suspeito de matar o ativista Charlie Kirk (Foto: Reprodução).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta (12/9) que o homem suspeito de ter assassinado o ativista de direita Charlie Kirk durante palestra em universidade na última quarta (10/9) foi detido e está sob custódia policial.
“Eu acho que o pegamos”, disse o presidente norte-americano, que afirmou “ter alto grau de certeza” tratar-se do atirador”.
Segundo Trump, o pai do suspeito o reconheceu nas fotos divulgadas pelo FBI. Ele então entrou em contato com um líder religioso, um pastor local, que buscou a polícia e convenceu o suspeito a se entregar. O nome dele ainda não foi divulgado pelas autoridades.
Em entrevista à rede de TV Fox News, Trump afirmou que vai pedir a pena de morte para o autor do crime. O presidente disse:
“Essencialmente, alguém muito próximo a ele foi quem o entregou.
Eles têm pena de morte em Utah e há um ótimo governador lá. Ele é bem favorável à pena de morte neste caso”.
A prisão foi confirmada hoje pelo presidente no programa Fox and Friends, da Fox News, mais de um dia após a caçada pelo suspeito. FBI confirmou prisão ao jornal The New York Times e disse que homem foi detido na noite de ontem a 400 quilômetros do local do assassinato. Segundo o jornal americano, o homem estava na cidade de St. George, no estado de Utah, onde ocorreu o crime. Ele está sendo interrogado e espera-se que ainda hoje o FBI faça um pronunciamento sobre a prisão.
Leia mais:
Desenvolvedora de games faz comentário maldoso sobre morte de Charlie Kirk
Trump reage a morte de Charlie Kirk: saiba quem era influenciador morto a tiro em universidade
Entenda o caso: Assassinato de Charlie Kirk
O influenciador americano de extrema-direita Charlie Kirk, apoiador do presidente Donald Trump, foi baleado em um evento no estado americano de Utah. Ele participava de um evento na Universidade Utah Valley. Kirk foi convidado por um grupo de estudantes e discursava por volta das 13h, no horário local, quando um tiro foi disparado de um prédio do campus a cerca de 180 metros de onde estava.
Veja vídeos do atentado abaixo:
Kirk ainda foi socorrido, mas não resistiu e morreu horas depois no hospital.
Na quinta, o FBI divulgou fotos do suspeito de ser o atirador, e vídeo que o mostra pulando de um telhado e correndo logo após o momento do crime. Veja abaixo:
O governador de Utah, Spencer Cox, que é republicano, mesmo partido de Trump, já afirmou que pedirá a pena de morte para o criminoso.
*Com informações de G1 e UOL
