Suspeito de envolvimento no desaparecimento da menina Madeleine é solto na Alemanha

Madeleine McCann, desaparecida desde 2007.
Christian Brückner, de 48 anos, foi libertado nesta quarta-feira (17/9), da prisão de Sehnde, no norte da Alemanha. O homem, considerado suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, cumpriu pena de 7 anos e meio por estuprar uma idosa na Praia da Luz, em Portugal, em 2005. Ele deixou a prisão acompanhado do advogado e vai usar tornozeleira eletrônica.
Brückner, que viveu muitos anos na região de Algarve, em Portugal, era um andarilho e um criminoso sexual condenado. Ele tem diversas condenações anteriores, incluindo por abuso sexual de crianças em 1994 e 2016.
Madeleine desapareceu de um resort português da Praia da Luz em 2007. Nos últimos anos, o alemão foi considerado suspeito pelo desaparecimento da menina, que tinha 3 anos quando sumiu.
Promotores alemães apontaram evidências, incluindo dados de telefones celulares, apontando que Brückner pode ter estado na área quando ela desapareceu, e têm insistido consistentemente que acreditam que ele é o responsável. Porém, não foi encontrada nenhuma prova concreta de seu envolvimento. Ele nunca chegou a ser formalmente acusado pelo desaparecimento de Madeleine.
Em outubro de 2024, ele foi absolvido em outro processo, que tratava de duas agressões sexuais e três estupros cometidos entre 2000 e 2017 em Portugal. Esses casos não têm relação com o desaparecimento.
Leia mais:
Menina de 10 anos morre após ser espancada por alunos em escola de Pernambuco
Vídeo mostra jovem amazonense desaparecida sendo presa no Japão
Relembre o caso: Desaparecimento de Madeleine McCann
A família de Madeleine McCann passava férias em um resort em Praia da Luz. Em 3 de maio daquele ano, os pais da menina saíram para jantar com amigos e a deixaram sozinha no apartamento onde estavam hospedados. Ela desapareceu e nunca mais foi encontrada.
Nos meses seguintes, tanto autoridades portuguesas quanto inglesas se envolveram no caso. Os pais chegaram a ser considerados suspeitos por um tempo, mas foram posteriormente inocentados.
Em 2019, a Netflix lançou a minissérie documental “O Desaparecimento de Madeleine McCann” sobre o caso, e a produção foi sucesso de audiência em todo o mundo.
Em junho deste ano, a polícia judiciária portuguesa fez novas buscas na região pelo corpo de Madeleine, sem sucesso.
*Com informações de G1.
