Um homem identificado como Jason J. Eaton, de 48 anos, foi preso na tarde do domingo (26/11), suspeito de ter atirado contra os três estudantes universitários palestinos, em Burlington, Vermont, nos EUA.
Segundo o Departamento de Polícia de Burlington em um comunicado à imprensa, Jason foi preso perto do local do ataque. Ele mora em um prédio de apartamentos em frente ao local do tiroteio e uma busca em sua casa revelou evidências que deram aos investigadores “causa provável para acreditar que Eaton realizou o ataque”.
As autoridades ainda estão investigando se o tiroteio foi por crime de ódio ou não, a polícia não detalhou quais acusações o suspeito enfrenta.
Leia mais:
Ataques em Serra Leoa deixam 20 mortos e quase 2 mil presos foragidos
Árabes planejam usar a COP28 para fazer acordos de petróleo
O caso
Os estudantes, todos de 20 anos, caminhavam pela rua na noite de sábado (25/11), quando foram confrontados por um homem armado, que abriu fogo e atirou em cada um deles. Dois dos estudantes estavam em condições estáveis durante o fim de semana, mas o terceiro sofreu ferimentos muito mais graves.
Os estudantes baleados foram identificados como Hisham Awartani, Kinnan Abdalhamid e Tahseen Ahmad. As famílias das vítimas e vários grupos de direitos civis têm pedido para que os investigadores examinem cuidadosamente se o tiroteio foi um crime de ódio, uma vez que o ataque ocorreu em meio a um aumento relatado de incidentes de preconceito anti-muçulmano e anti-árabe nos EUA.