“Temos um submarino nuclear”: Trump ameaça Rússia após realização de teste nuclear

(Foto: Marinha dos EUA/Reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o presidente russo, Vladimir Putin, após a Rússia anunciar o teste bem-sucedido do míssil de cruzeiro Burevestnik, com capacidade nuclear. Segundo o Kremlin, a arma seria capaz de driblar qualquer sistema de defesa.
Durante conversa com jornalistas no avião presidencial, Trump ironizou o teste russo e disse que os EUA não precisam de armas que voem milhares de quilômetros. “Eles sabem que temos um submarino nuclear, o maior do mundo, bem na costa deles. Então não precisamos percorrer 12 mil quilômetros”, afirmou.
O líder americano também cobrou o fim da guerra na Ucrânia, em vez de novos testes de mísseis. “Putin deveria acabar com a guerra, que já dura quatro anos e deveria ter terminado em uma semana”, disse. Trump ainda reforçou que os EUA “não estão brincando” em relação à Rússia.
Leia mais:
Ex-presidente Russo chama Estados Unidos de “inimigos da Rússia”
Desde 2018, o míssil Burevestnik é apresentado por Putin como uma resposta ao avanço militar da Otan e ao escudo antimísseis desenvolvido pelos Estados Unidos. O teste acontece em meio a um aumento das tensões entre Moscou e Washington.
Fontes da agência Reuters informaram que o governo americano estuda novas sanções que podem atingir setores estratégicos da economia russa, caso o Kremlin continue a prolongar o conflito. Ao ser questionado sobre as medidas, Trump respondeu apenas: “Vocês vão descobrir.”
(*) Com informações da CNN Brasil






