A agência de notícias Reuters afirmou nesta quinta-feira (26/12) que a queda de um avião fabricado pela Embraer no Cazaquistão, ocorrido na quarta (25), teria sido provocada por um sistema de defesa russo. A Reuters teria se baseado em quatro fontes da investigação sobre o caso e uma do governo dos Estados Unidos.
A aeronave, da Azerbaijan Airlines, caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão. O voo ia para a cidade de Grózni, na Rússia. Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram.
Segundo a Reuters, quatro integrantes da investigação que está sendo feita pelo Azerbaijão, de onde o voo saiu, afirmaram à agência que um sistema de defesa russo fez disparos que atingiram o avião.
Além disso, na quarta, quando a aeronave da Embraer caiu, havia relatos de que drones militares ucranianos sobrevoavam a região onde houve a queda, perto do sul da Rússia.
Leia mais:
Queda de avião em Gramado: O que se sabe até o momento sobre acidente
VÍDEO: Pai agradece apoio da população nas buscas por corpo de piloto de avião que caiu em Manicoré
Segundo resultados preliminares da investigação, o avião foi atingido Pantsir-S, um sistema de defesa aéreo russo, disseram ainda as fontes à Reuters. Além do choque, o GPS do avião também foram paralisados por sistemas de guerra eletrônica na aproximação de Grozny.
Ainda segundo as fontes, o ataque ao avião teria sido acidental, porque os militares russos achavam se tratar de drones ucranianos.
Imagens do avião divulgadas na quarta-feira mostraram orifícios na cauda, e um site de monitoramento de voos indicu também que a aeronave teria sofrido interferência em seu GPS.
Nenhum dos três países que investigam o caso — Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão — haviam comentado a informação até a última atualização desta reportagem.
O que se sabe sobre o acidente
Do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação. Entre eles, havia cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão, informou a agência de notícias russa Interfax. 38 morreram.
O órgão regulador de aviação da Rússia disse, em comunicado, que informações preliminares apontam que o piloto decidiu fazer um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.
Porém, a queda ocorreu pouco depois de um ataque de drones atingir o sul da Rússia.
*Com informações de G1.