O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, estava a bordo de um helicóptero que caiu no Sul do Chile nesta terça-feira (06/02). Informações preliminares indicam que Piñera não resistiu e morreu no local. Outras três pessoas estavam na aeronave e foram resgatadas com vida.
Segundo as autoridades, o acidente aconteceu às 14h57, no horário local, no Lago Ranco. Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. O helicóptero seria de propriedade privada.
A polícia e socorristas foram enviados ao local do acidente. As condições meteorológicas da região eram ruins na hora do acidente, com muita chuva.
A informação também foi publicada pelos jornais “ABC“, da Espanha, e “Clarín“, da Argentina. Segundo o “Clarín“, Piñera pilotava o helicóptero e não conseguiu tirar o cinto de segurança para sair da aeronave. Duas pessoas conseguiram nadar até a margem, e uma terceira foi resgatada na água com um bote.
Leia mais
Fifa anuncia estádio da final da Copa do Mundo de 2026
Endrick perde pênalti, Brasil se enrola por vaga olímpica
Quem foi Sebástian Piñera
Ex-presidente nasceu em Santiago do Chile, em 1949, e tinha 74 anos. Criado em uma família de classe média, ele foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.
Em seu primeiro mandato, entre 2010 e 2014, ele chamou os defensores da ditadura de Augusto Pinochet (de 1973 a 1990) de “cúmplices passivos” e fechou uma prisão especial que abrigava violadores dos direitos humanos.
Em seu segundo governo, entre 2018 e 2022, ele tentou se firmar como um líder regional à frente de um país que definiu como “um oásis” na América Latina. Em fevereiro de 2019, solidarizou-se com a cidade colombiana de Cúcuta, ao oferecer aos venezuelanos um visto especial para recebê-los no Chile.