A Santa Sé confirmou nesta segunda-feira (5/5) que todos os 133 cardeais eleitores estão reunidos em Roma para o início do Conclave, marcado para a próxima quarta-feira (7/5), no Vaticano. A informação foi divulgada pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, que também informou a participação de 179 cardeais na 10ª Congregação Geral realizada hoje, sendo 132 com direito a voto.
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, anunciou que os quartos destinados aos cardeais já foram sorteados pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell. Todos os eleitores ficarão hospedados na Casa Santa Marta e em sua ala antiga. O trajeto até a Capela Sistina, onde ocorrerão as votações, poderá ser feito a pé, por caminho reservado.
Durante a Congregação desta manhã, foram feitas 26 intervenções com foco em temas relevantes à vida da Igreja e ao perfil esperado do novo Papa. Entre os pontos discutidos estiveram:
- O papel do direito canônico e da estrutura do Vaticano;
- A missão evangelizadora da Igreja e o papel da Caritas na defesa dos pobres;
- A importância da comunicação e da visibilidade midiática da Igreja;
- Os desafios contemporâneos como guerras, migração, crise ecológica e fragmentação social;
- A expectativa por um Papa próximo ao povo, capaz de unir e guiar em tempos de instabilidade global;
- Discussões sobre o papel das mulheres, vocações, família, e educação;
- A referência aos documentos do Concílio Vaticano II, especialmente à Dei Verbum, como fonte de renovação espiritual.
Leia mais
Conclave 2025: bastidores, candidatos e rituais do processo que escolherá o novo papa
No período da tarde, mais 20 pronunciamentos foram registrados, com foco em temas como sinodalidade, seitas, migrações e o papel dos cardeais em apoiar o novo pontífice.
Bruni destacou que os trabalhos de preparação da Capela Sistina e das acomodações estão praticamente finalizados e que os cardeais poderão iniciar o check-in a partir desta terça. Além disso, cerca de cem funcionários e assistentes do Conclave, entre leigos e religiosos, prestaram juramento de sigilo nesta tarde, na Capela Paulina.
Como parte do protocolo de segurança e confidencialidade, todos os sinais de comunicação móvel serão bloqueados no território do Vaticano a partir das 15h (horário local) do dia 7, exceto na área de Castel Gandolfo. O sinal será restabelecido após o anúncio do novo Papa.
A 12ª Congregação Geral está agendada para a manhã desta terça-feira (6/5), às 9h, pouco antes do início oficial do Conclave.