Na manhã desta quinta (23/1), a Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar 2025. O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e a atriz Fernanda Torres conseguiram indicações.
Fernanda concorre como Melhor Atriz, enquanto “Ainda Estou Aqui” concorre nas categorias de Melhor Filme Internacional, e de Melhor Filme.
A atriz repete assim o feito da sua mãe, Fernanda Montenegro, que concorreu como Melhor Atriz ao Oscar em 1999 pelo drama “Central do Brasil”, dirigido por Walter Salles, o mesmo diretor de “Ainda Estou Aqui”.
Concorrem contra a brasileira a britânica Cynthia Erivo, a espanhola Karla Sofia Gáscon e as norte-americanas Mikey Madison e Demi Moore.
Leia mais:
“Ainda estou aqui” tem melhor avaliação entre as produções da mesma categoria no Oscar
Veja mais sobre as concorrentes de Fernanda na disputa pela estatueta dourada

Cynthia Erivo
A atriz já ganhou Grammy, Emmy e Tony, e faltaria apenas o Oscar para ela completar o famoso EGOT, a quadra dos prêmios mais importantes das artes dos Estados Unidos. Ela foi indicada pela fantasia “Wicked”, um grande sucesso de bilheteria do final do ano passado, onde interpreta a bruxa Elphaba, nessa história de origem ambientada no universo do clássico “O Mágico de Oz”(1939).
Cynthia já participou de projetos de sucesso como o drama “Harriet” (2019), pelo qual foi indicada ao Oscar, e a minissérie de HBO “Outsider” (2020). Ela também está confirmada na Parte 2 de “Wicked”, que estreia ainda este ano.

Karla Sofia Gascón
A atriz de 52 anos é a primeira intérprete trans a ser indicada na categoria. Nascida em 1972, em Alcobendas na Espanha, Sofía Gascón nasceu como Carlos Gascón. Ela estudou teatro e iniciou sua carreira no final dos anos 1980, com um papel na revista musical “El Águila de Fuego“. Participou de filmes e séries de sucesso na Espanha e no México.
Em 2018, Gascón voltou para a Espanha e iniciou sua transição de gênero. Pouco depois, retornou ao México, onde participou da edição local do MasterChef Celebrity e da série “Rebeldes“.
Ela foi indicada pelo drama musical “Emilia Pérez”, cuja personagem guarda algumas semelhanças com a vida real da atriz. Sua indicação, porém, sofreu um abalo nas últimas semanas, quando foi revelado que a produção do filme usou ferramenta de inteligência artificial para fazer ajustes em sua voz em algumas das cenas musicais do longa.

Mikey Madison
A jovem atriz de 25 anos foi revelada por sua atuação na série “Better Things” do FX. A carreira dela teve impulso ao participar de “Era Uma Vez… Em Hollywood” (2019) de Quentin Tarantino, onde viveu uma das seguidoras do maníaco Charles Manson.
De lá para cá ela participou do sucesso “Pânico V” (2022) e da minissérie “A Mulher do Lago” (2024).
Em sua primeira indicação ao Oscar, Mikey vive a protagonista de “Anora”, uma stripper que aceita uma proposta de casamento de um jovem russo, e entra em conflito com a família dele.

Demi Moore
A veterana do cinema começou sua carreira nos anos 1980. Participou de sucessos marcantes como “Ghost: Do Outro Lado da Vida” (1990), “Questão de Honra” (1992) e “Proposta Indecente” (1993), mas nos últimos anos sua carreira tinha esfriado e Demi tinha até se afastado das telas.
Seu retorno se deu com o marcante “A Substância”, pelo qual ela foi indicada ao Oscar agora, pela primeira vez na carreira. Nessa mistura de terror, fantasia e comédia sombria, ela vive uma estrela de TV que é demitida por estar velha. Ela então se submete a um tratamento misterioso com a Substância do título, que cria uma versão mais nova dela mesma. Com um clima absurdo, “A Substância” foi um dos filmes mais falados de 2024, e a atuação de Demi Moore foi merecidamente aclamada.
Ela deve ser o maior nome a competir com Fernanda Torres pelo prêmio.
Com informações de CNN Brasil.