Representantes da Rússia e da Ucrânia tiveram hoje sua quarta rodada de conversações, desta vez em formato virtual. A reunião, no entanto, foi interrompida após uma “pausa” e deve ser retomada amanhã. Segundo Mikhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia, a pausa foi “técnica” e vai ser usada par debater pontos em subgrupos de trabalho. “As negociações continuam”, escreveu Podolyak no seu Twitter.
Mesmo assim, hoje foram registrados novos ataques na capital da Ucrânia, Kiev. Um prédio residencial foi bombardeado com registro de mortos e feridos. Uma fábrica de aviões também foi destruída. Segundo a ONU, já se registram 2,8 milhões de refugiados ucranianos buscando abrigo na Europa.
Leia mais:
Ataque na fronteira entre Polônia e Ucrânia eleva tensão: “Europa sob ameaça”
Russos fazem filas no McDonald’s antes da saída de rede de fast food do país
De acordo com Podolyak, a Ucrânia deseja “paz, cessar-fogo, retirada imediata das tropas e garantias de segurança”. Sobre as negociações de hoje, ele também afirmou:
Embora a Rússia perceba o absurdo de suas ações agressivas, ainda tem a ilusão de que 19 dias de violência contra cidades pacíficas é a estratégia certa.
Enquanto isso, a Ucrânia continua estabelecendo novos corredores para evacuação de civis e transporte de suprimentos a regiões afetadas pela invasão russa. Para o Ministério da Defesa ucraniano, a Rússia estaria em “reagrupamento para retomar a ofensiva em direção a Kiev”.