A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, afirmou nesta quarta-feira (27/12), que o envio de mísseis Patriot, do Japão aos Estados Unidos, terá consequências negativas para todo mundo.
“A parte japonesa não só passa seus próprios princípios quanto essencialmente perde controle das armas, das que agora Washington poderá dispor literalmente como quiser”, declarou durante sua sessão informativa habitual.
Ela ainda acrescentou que Moscou não descarta que as munições possam terminar na Ucrânia em última instância.
Na última sexta-feira (22/12), o governo japonês anunciou que o envio de mísseis para os EUA em medida que indica um suposto giro a respeito de sua postura pacífica.
Leia mais
Massacre na véspera de Natal deixa 140 mortos na Nigéria
VÍDEO: Forças russas bombardeiam estação ferroviária ucraniana
O principal ministro do país disse a jornalistas que a medida reforçará ainda mais a aliança Japão e Estados Unidos. De acordo com os “três princípios sobre transferência de equipamentos de defesa e diretrizes tecnológicas”, o Japão só pode exportar componentes fabricados sob licença dos EUA.
A partir de sexta-feira (29/12), Tóquio poderá enviar todo o material de defesa, inclusive produtos acabados, o que permite a exportação de mísseis Patriot, que são fabricados no Japão sob licença de uma empresa estadunidense.