Foi divulgado pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas da Santa Sé nesta quarta-feira (23/4), o cronograma oficial das exéquias do Papa Francisco, falecido na segunda-feira (21/4). Os ritos seguem o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que regula os funerais dos pontífices.
O corpo do Papa foi trasladado na manhã desta quarta-feira, às 9h no horário local (4h em Brasília), da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, onde foi realizada uma cerimônia precedida por um momento de oração conduzido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.
A procissão seguiu pelas praças Santa Marta e dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos e entrando na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, foi realizada a Liturgia da Palavra, em seguida, a urna mortuária foi liberada para visitação pública. Dada as grandes filas de fiéis que comparecem para dar adeus ao Papa, o vaticano estuda a possibilidade de estender o horário de visitação.
Leia mais
Vaticano deve estender horário de visitação ao corpo do papa Francisco
Vaticano divulga detalhes dos últimos momentos do Papa Francisco antes da morte por AVC, aos 88 anos
A Missa das Exéquias será celebrada no próximo sábado (26), às 10h (5h em Brasília), no átrio da Basílica de São Pedro. A celebração será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e marca o início do Novendiali, os nove dias de luto e orações em homenagem ao Pontífice.
Encerrada a celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes do Papa. Em seguida, o caixão será levado ao interior da Basílica de São Pedro e, posteriormente, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde ocorrerá o sepultamento.
Chefes de Estado e representantes de governos de diversos países confirmaram presença nas cerimônias, que devem reunir milhares de fiéis e autoridades no Vaticano.