Alemão critica chanceler e cobra pedido de desculpa com o povo de Belém

(Foto: reprodução/DW)
Martin Kaiser, representante do Greenpeace na Alemanha, afirmou que as recentes falas do chanceler Friedrich Merz envergonham o país. A declaração foi dada à emissora estatal DW, durante a COP30, que ocorre em Belém (PA). Segundo Kaiser, o chanceler deve desculpas ao povo do estado brasileiro.
“Acredito que membros das ONSs alemãs e da delegação alemã sentiram uma vergonha alheia com a declaração de Friedrich Merz, porque não é isso que estamos vivenciando aqui”, expressou Martin Kaiser, que destacou a organização da COP30 e como a estrutura do evento superou a conjuntura geopolítica em prol dos temas discutidos.
“O senhor Friedrich Merz deve pedir desculpas ao povo de Belém”, concluiu Kaiser.
Leia mais
Eduardo Paes chama chanceler alemão de “filhote de Hitler” no X e apaga postagem em seguida
Declarações de chanceler alemão sobre Belém durante a COP30 geram reação de autoridades brasileiras
Entenda a polêmica
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz causou polêmica ao falar sobre sua experiência em Belém (PA) durante a COP30. Em um discurso no Congresso Alemão do Comércio, no dia 13 de novembro, Merz afirmou que jornalistas alemães que o acompanharam na cúpula teriam ficado “aliviados” ao deixar a cidade e que nenhum deles demonstrou vontade de permanecer no local.
As falas, divulgadas pelo governo alemão e reproduzidas pela imprensa internacional, foram classificadas como preconceituosas por representantes políticos do Brasil.






