As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Rei Charles retira os títulos do irmão, príncipe Andrew, por envolvimento em escândalo sexual

Andrew perdeu o título de príncipe e vai ser despejado de residência real por envolvimento no escândalo Jeffrey Epstein
31/10/25 às 15:44h
Rei Charles retira os títulos do irmão, príncipe Andrew, por envolvimento em escândalo sexual

O príncipe Andrew, irmão do rei Charles III (Foto: Getty Images).

Na quinta (30/10), o rei Charles III decidiu retirar todos os títulos e privilégios reais concedidos ao irmão, príncipe Andrew, acusado de participar de um esquema de exploração sexual. De acordo com comunicado do Palácio de Buckingham, o monarca do Reino Unido enviou mandados reais ao Lorde Chanceler para garantir a remoção dos títulos de duque de York, príncipe e alteza real de Andrew.

Com a medida real,  o pai das princesas Eugenie e Beatrice passará a ser chamado apenas de Andrew Mountbatten-Windsor.

O decreto de sua majestade também inclui o despejo de Andrew da residência real de Royal Lodge. Ele se mudará para “uma acomodação privada alternativa”, segundo o comunicado do palácio.


Leia mais:

Príncipe William sobre saúde de Kate e Charles III: “Ano mais difícil que tive”

Trump e rei Charles III trocam presentes caros no Palácio de Buckingham; veja quais


Andrew foi acusado de estar envolvido no escândalo sexual do empresário Jeffrey Epstein. O irmão do rei Charles foi acusado por uma das vítimas do escândalo, Virginia Giuffre, por agressão sexual – na época, ela teria 17 anos.

Andrew foi fotografado com Epstein em 2010 e fazia parte do círculo do empresário, que teria criado um esquema de pirâmide sexual tendo como vítimas menores de idade. Ele foi acusado de abuso e tráfico sexual. No ano 2000, ele lançou uma fundação homônima com sede nas Ilhas Virgens, nos EUA. O local teria sido montado para receber os clientes e as vítimas do magnata. Celebridades e políticos teriam feito parte do esquema de Epstein, que se suicidou na prisão em 2019.

Nesta sexta-feira (31/1), e-mails comprometedores trocados entre Andrew e Epstein vieram à tona. De acordo com o portal britânico Express, e-mails, que foram entregues a um tribunal em Londres, revelaram que Andrew e Epstein continuaram trocando mensagens em fevereiro de 2011. Um dos recados ocorreu dois meses após o príncipe alegar que teria cortado qualquer contato com o empresário, em 2010. Num dos e-mails, Andrew teria dito a Epstein que eles poderiam ‘brincar um pouco mais’.

O escândalo deu origem a uma minissérie documental na Netflix, “Jeffrey Epstein: Poder e Perversão”.

*Com informações de Metrópoles