O rei Charles III visitará a Polônia no final de janeiro para participar das comemorações do 80º aniversário da libertação de Auschwitz, o maior campo de extermínio nazista na Segunda Guerra Mundial.
O Palácio de Buckingham divulgou em um comunicado na segunda-feira (13/1) que Charles compareceria a uma cerimônia comemorativa em 27 de janeiro no Museu e Memorial de Auschwitz-Birkenau, na Polônia. O museu preserva o campo de extermínio criado em solo polonês pela Alemanha nazista.
Antes do evento, o rei se encontrará com integrantes da comunidade local em Cracóvia e com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse o Palácio de Buckingham. Será a quinta visita de Charles ao país.
Em fevereiro do ano passado, a família real anunciou que Charles III foi diagnosticado com um câncer não especificado. Ele passou por tratamento e ao longo dos meses retomou sua agenda oficial, de forma limitada.
Leia mais:
Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
Explosivo da Segunda Guerra é encontrado perto de estádio de futebol na Alemanha
O campo de concentração de Auschwitz
As autoridades nazistas estabeleceram o complexo de campos de concentração nos arredores da cidade polonesa de Auschwitz, entre 1940 e 1942. Foi o maior campo de extermínio da Segunda Guerra Mundial.
Mais de 1,1 milhão de pessoas, a maioria delas judias, morreram nas câmaras de gás do campo ou de fome, frio e doenças.
O campo foi libertado no final de janeiro de 1945, pelo exército soviético.
*Com informações de CNN Brasil e Enciclopédia do Holocausto