Ranking elege os países mais seguros para se viajar em 2026; saiba quais são

Canal em Amsterdã na Holanda, atração turística (Foto: Tobias Kordt/Unsplash).
A Holanda foi eleita o país mais seguro do mundo para se viajar em 2026. Quem afirma é o ranking anual da seguradora de viagens Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP), sediada nos Estados Unidos.
Em segundo lugar, aparece a Austrália, na Oceania; e em terceiro, completando o pódio, vem a Áustria, na Europa.
Para produzir o ranking, a empresa calculou pontuações ponderadas com base em entrevistas de mais de 1.800 viajantes americanos, que responderam perguntas sobre experiências de viagem nos últimos cinco anos com foco em questões de segurança.
As avaliações foram complementadas por índices consolidados, como o Índice Global da Paz (GPI, na sigla em inglês), além de informações da Numbeo, base de dados colaborativa que proporciona uma visão sobre condições de vida ao redor do mundo, e pontuações da GeoSure Global, sistema de informação geográfica para segurança de viajantes.
Ao todo, 15 países entraram para o ranking, sendo 10 na Europa, dois na Oceania, um na Ásia, um na América do Norte e um no Oriente Médio. Nenhum país da América do Sul entrou na lista.
Leia mais:
O que não pode faltar na mala: os segredos de uma viagem sem dor de cabeça
Veja a lista de países mais seguros para se viajar:
- Holanda
- Austrália
- Áustria
- Islândia
- Canadá
- Nova Zelândia
- Emirados Árabes Unidos
- Suíça
- Japão
- Irlanda
- Bélgica
- Portugal
- França
- Reino Unido
- Dinamarca
No ranking de 2025, a Holanda aparecia na 14ª colocação, agora subiu para o primeiro lugar.
Segundo a BHTP, o país europeu é muito bem classificado no Índice Global da Paz e a plataforma Numbeo dá notas bastante altas para a segurança de suas cidades, em especial Haia e Eindhoven. Os viajantes entrevistados pela seguradora deram notas quase máximas para fatores como saúde, segurança geral, segurança para mulheres, viajantes LGBTQIA+, viajantes negros e viajantes de variadas origens étnicas.
Mas a seguradora faz uma ressalva: o risco em cidades grandes vem da abundância de bicicletas, um dos principais meios de transporte no país, sobretudo na capital Amsterdã. Às vezes alguns turistas que não olham para os dois lados ao atravessar acabam se sujeitando a acidentes.
*Com informações de CNN Brasil






