O presidente russo, Vladimir Putin, promete benefícios fiscais ampliados e mais investimentos para famílias com crianças e regiões com baixas taxas de natalidade. A declaração foi feita nesta quinta-feira (29/2), a poucas semanas das eleições, onde é amplamente esperado que Putin assegure mais seis anos no poder.
As preocupações demográficas têm sido uma questão persistente para as autoridades russas, e Putin recentemente incentivou as famílias a terem pelo menos dois filhos para garantir a sobrevivência étnica e três ou mais para um desenvolvimento próspero.
Leia também:
Putin reage e Rússia vê guerra inevitável se OTAN enviar forças para a Ucrânia
Biden anuncia mais de 500 novas sanções à Rússia após morte de opositor de Putin
Durante seu discurso para legisladores e elite do país, Putin anunciou a alocação de pelo menos 75 bilhões de rublos (R$ 4,1 bilhões) para regiões com baixas taxas de natalidade até 2030. Ele também propôs estender programas de hipotecas preferenciais e apoio à maternidade até 2030.
Essas medidas são parte de um novo projeto nacional chamado “Família”, que visa melhorar a qualidade de vida das famílias com crianças e estimular a taxa de natalidade.
Putin destacou a persistente pobreza, afetando diretamente 9% da população, com uma taxa de incidência ainda maior entre famílias numerosas, chegando a 30%. Ele estabeleceu a meta de reduzir essas taxas para menos de 7% e 12%, respectivamente, até 2030.
Analistas observam que Putin faz frequentes promessas pré-eleitorais para fortalecer seu apoio, oferecendo mais recursos para grupos como reformados, veteranos e famílias.
Após duas décadas de declínio populacional desde o colapso da União Soviética, a Rússia enfrenta desafios crônicos como o alcoolismo, que agravam ainda mais essa situação.
*Com informações CNN