Neste sábado (20/4), o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou a mídia turca de que o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, visitará a Turquia. Erdogan, não comentou qual será o tema da reunião.
“O que falaremos ficará entre nós por enquanto. E tomaremos nossas medidas de acordo’, disse.
Em relação à última escalada de violência no Oriente Médio, com ataques mútuos entre Israel e Irã, Erdogan demonstra lamentar a falta de liderança internacional.
Leia mais:
VÍDEO: Na Turquia, político morre após palanque cair durante comemoração de vitória nas eleições
Suspeitos de ataque em Moscou estiveram na Turquia para renovar residência russa, diz autoridade
“Israel diz coisas diferentes. O Irã, claro, tem opiniões diferentes. Ninguém reivindicou o ataque. E não há nenhuma declaração razoável até agora. Não se pode dizer ‘O que o Irã diz está certo’. Também não se pode dizer “O que Israel diz está certo”. Quando olhamos para os EUA, eles dizem: ‘Estávamos cientes, não estávamos cientes’”, disse Erdogan ao falar aos repórteres em Istambul.
O presidente da Turquia disse também que não ficou surpreso com o veto dos EUA na quinta-feira (18/4), à resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas que teria aberto o caminho para o reconhecimento total de um Estado palestino pela ONU.
“No CSNU, enquanto o mundo apoiava a Palestina, a América apoia Israel novamente. Não esperávamos nada diferente, mas isso nos deu a oportunidade de ver isso”, disse ele.
*Com informações CNN