O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou neste domingo (24/3), a mobilização de 5 mil soldados e policiais em 4 distritos do norte do país para desmantelar atividades de gangues criminosas.
“Há poucos dias, ocorreram dois homicídios no norte do nosso país. Já capturamos os dois culpados, membros da gangue 18 Sureños”, destacou o presidente em suas redes sociais.
O cerco de segurança abrangerá os bairros de San José Cancasque, San Antonio Los Ranchos, Potonico e San Isidro Labrador.
Leia também:
VÍDEO: Nayib Bukele é reeleito em El Salvador com recorde de aprovação nas urnas
Sete pessoas morrem em deslizamento de terra em El Salvador
Bukele e a luta contra as gangues em El Salvador
O presidente de El Salvador, autointitulado “o ditador mais legal do mundo”, é conhecido por sua batalha contra as gangues em seu país.
Ele desafiou a visão de que as gangues eram parte intrínseca da sociedade e afirmou que as derrotou com sucesso em El Salvador. Ele acredita que o mesmo pode ser feito no Haiti.
O estado de emergência promovido por Bukele foi criticado por organizações internacionais de direitos humanos por supostas violações dos direitos humanos. Após sua reeleição, Bukele reconheceu erros na aplicação da política de segurança, mas defendeu suas medidas.
*Com informações CNN e Reuters