27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Dias antes da posse de Maduro, Chile convoca seu embaixador na Venezuela

Publicado em:

- Anúncio -

O Chile convocou seu embaixador na Venezuela, Jaime Gazmuri, para retornar ao país nesta terça-feira (7/1). A medida foi tomada a poucos dias da posse do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Convocar o embaixador é considerada uma medida de repreensão ou de desagrado, em termos diplomáticos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores chileno, a convocação ocorreu justamente por conta da posse de Maduro, fruto do que chamou de “fraude eleitoral”.

Em nota, o ministério afirmou:

“O Governo do Chile decidiu pôr fim à missão de seu embaixador na Venezuela, o senhor Jaime Gazmuri. Essa medida responde à evolução dos acontecimentos a partir das eleições presidenciais de 28 de julho de 2024 na Venezuela, após as quais Nicolás Maduro afirmou que continuará sendo o Presidente daquele país a partir de 10 de janeiro, como resultado da fraude eleitoral perpetrada por seu regime”.


Leia mais:

Natal sangrento: venezuelano tenta apartar briga e é morto a facadas no Novo Aleixo, em Manaus

Bolsonaro pede apoio de Trump para “não deixar o Brasil virar a Venezuela”


O embaixador era o último representante do governo chileno em território venezuelano. O restante do corpo diplomático, que ficavam na embaixada na capital Caracas, já tinha sido expulso do país em agosto.

A posse de Maduro está marcada para sexta-feira (10), e a tensão entre a Venezuela e outros países da região está voltando à tona.

Maduro cortou relações diplomáticas com o Paraguai na segunda-feira após o governo paraguaio ter anunciado apoio a seu opositor, Edmundo González. Já este, por sua vez, está  fazendo um “tour” por diversos países das Américas –já passou por Argentina, Uruguai e Estados Unidos – falando sobre a situação da Venezuela. González disse que irá ao país na sexta para assumir à presidência.

As eleições da Venezuela

No final de julho de 2024, o órgão eleitoral da Venezuela deu a vitória da eleição presidencial ao atual presidente, Nicolás Maduro, que foi reeleito para um terceiro mandato. O resultado da eleição foi amplamente contestado, tanto internamente por opositores, quanto internacionalmente. O resultado do pleito gerou protestos por todo o país.

O Brasil não chegou a romper relações com a Venezuela, mas o governo Lula nunca reconheceu a vitória de Maduro.

Segundo as atas eleitorais contabilizadas pela oposição, González foi o vencedor da eleição presidencial do país, ocorrida em julho. Ele foi declarado presidente eleito da Venezuela pelos Estados Unidos e outros países, que não reconheceram a vitória de Maduro.
*Com informações de G1
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -