A Argentina se prepara para a cerimônia de posse do presidente eleito Javier Milei neste domingo (10/12). O evento marca a passagem de comando do país hermano, de Alberto Fernández para o presidente eleito Javier Milei.
Ao longo da campanha eleitoral, o presidente eleito pelo partido La Libertad Avanza fez declarações controversas sobre alguns líderes mundiais, incluindo o presidente Lula, a quem descreveu como um “comunista”.
Em mais de uma ocasião, Milei também falou sobre as alianças internacionais do seu governo, limitando-as aos Estados Unidos e a Israel.
Agora, com a posse, o presidente eleito suavizou o tom.
Leia mais:
Lula participa de conferência do PT para as eleições municipais de 2024
“Tentativa de assassinar minha reputação”, rebate Michelle Bolsonaro sobre acusações capacitistas
Veja a lista de líderes confirmados:
Luis Lacalle Pou, Uruguai
O presidente do Uruguai é um dos líderes que confirmou presença. Lacalle Pou viajará a Buenos Aires neste sábado (9/12), segundo a comunicação da Presidência.
Gabriel Boric, Chile
A presença de Gabriel Boric foi confirmada na semana passada pela ministra da Secretaria-Geral de Governo, Camila Vallejo. “A decisão foi tomada, o presidente representa o Estado do Chile e, como sempre foi feito, estará presente”, disse Vallejo.
Santiago Peña, Paraguai
Santiago Peña será um dos líderes presentes na cerimônia, conforme o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano. “O presidente Peña aceitou o convite do presidente Javier Milei para participar da cerimônia de posse no dia 10 de dezembro em Buenos Aires”, disse Lezcano a uma mídia local.
Daniel Noboa, Equador
O recém-eleito Daniel Noboa também estará presente na cerimônia deste domingo (10), conforme confirmado pela Secretaria-Geral de Comunicação da Presidência (SECOM).
Viktor Orbán, Hungria
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, foi um dos que confirmou presença no domingo (10), por meio de uma mensagem no X (antigo Twitter). “Recentemente conversei com Javier Milei e o parabenizei pela sua impressionante vitória nas eleições presidenciais argentinas. Estou ansioso para começar a trabalhar com um verdadeiro patriota! Vejo vocês na posse em Buenos Aires”, diz a postagem.
Renato Florentino Pineda, Honduras
O vice-presidente de Honduras viajará a Buenos Aires em nome da presidente Xiomara Castro, segundo um comunicado da presidência.
Rei Felipe VI da Espanha
A presença do monarca espanhol, Felipe VI, foi confirmada na semana passada, segundo a agência de notícias Télam.
Outras figuras políticas que vão participar na cerimônia:
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil
Bolsonaro é um dos que mais comemorou com a vitória de Milei. No dia 20 de novembro, após a vitória no segundo turno, Jair Bolsonaro escreveu em sua conta no X (antigo Twitter) que foi convidado para a posse. Na terça-feira (5/12), o ex-presidente comunicou ao Supremo Tribunal Federal que pretendia viajar à Argentina. “Diante das investigações em curso e com profundo respeito por este Tribunal, o peticionário dirige-se aos autos para informar que estará temporariamente ausente do país no período compreendido entre 7 e 11 de dezembro”, diz o documento.
Santiago Abascal, presidente da VOX
O presidente do partido espanhol VOX, Santiago Abascal, também foi convidado para a cerimônia de domingo (10/12), segundo vários jornais espanhóis. Nesta quarta-feira (6/12), a área de imprensa da Fundação Disenso, que organiza a viagem da delegação, confirmou que Abascal irá para Buenos Aires.
Veja a lista de líderes que não vão à cerimônia:
Lula, Brasil
“Lula não irá para Buenos Aires”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência. O governo brasileiro será representado pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, que foi embaixador em Buenos Aires por oito anos.
Joe Biden, Estados Unidos
Um porta-voz de Milei disse que Joe Biden não estará presente na cerimônia de posse devido a outros compromissos em sua agenda. Na semana passada, Milei viajou aos Estados Unidos com uma pequena delegação como presidente eleito. Durante a sua visita, realizou reuniões com funcionários da Casa Branca e do Departamento do Tesouro. A delegação dos EUA será liderada pela secretária de Energia, Jennifer Granholm.
Daniel Ortega, Nicarágua
Dias depois da posse de Milei, o ministério das Relações Exteriores da Nicarágua anunciou que retirará seu embaixador da Argentina, Carlos Midence, devido a “repetidas declarações dos novos governantes”.
Nayib Bukele, El Salvador
Embora o presidente de El Salvador, Nayib Bukele tenha sido um dos que parabenizou Milei pela vitória e não escondeu a simpatia pelo argentino, na semana anterior à eleição um comunicado da presidência de El Salvador confirmou que o presidente não faria parte do grupo que vai participar da posse. Bukele está afastado da Assembleia Legislativa para se dedicar à campanha eleitoral para presidente, em fevereiro do ano que vem. Medida que foi vista como inconstitucional pela oposição.