O governo de Portugal apresentará, nesta segunda-feira (5), um pacote de medidas de combate a inflação e de ajuda as populações vulneráveis. A inflação dos produtos alimentícios tem sido constante e a taxa anual no País atingiu níveis de 30 anos atrás.
O governo avalia que o problema é mundial e foi impulsionado pela explosão dos preços da energia elétrica.
O Banco Central Europeu tem-se mostrado conservador na hora de decretar medidas de combate à inflação, como as subidas da taxas de juro, pelo menos por comparação com os seus similares britânico e norte-americano.
Os diversos governos europeus têm tomado medidas de apoio à população e Portugal não foge à regra. Amanhã (5) o governo de António Costa irá aprovar em Conselho de Ministros uma série de medidas para ajudar famílias a enfrentarem a subida dos preços.
O pacote de apoio ao rendimento das famílias irá custar cerca de dois mil milhões de Euros ao Estado e apesar de as medidas concretas ainda não serem conhecidas, é de esperar alterações fiscais.
A elevada inflação está para durar e acordo com os especialistas, a situação deverá manter-se até ao início do próximo ano.