Políticos latino-americanos lamentaram a morte do ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, vítima de um acidente de helicóptero, nesta terça-feira (06/02), aos 74 anos.
A presidência da Argentina divulgou um comunicado oficial lamentando o “trágico falecimento”.
“Em nome do Estado Argentino, enviamos nossas condolências a seus familiares, amigos e a todo o povo chileno”, diz a nota.
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, enviou condolências ao povo do Chile e à família de Piñera. Ele lembrou o apoio do chileno durante a pandemia de Covid-19.
“Conheci o presidente Piñera há vários anos. Ele sempre teve uma atitude positiva em relação ao Uruguai e pessoalmente. A título de exemplo, basta citar o seu apoio com a logística oferecida para a chegada das vacinas durante a pandemia”, disse.
O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, lamentou a morte do “grande amigo“.
“Sinto a maior dor pela morte do meu grande amigo e colega Sebastián Piñera.”
Leia mais:
Ex-presidente do Chile morre em acidente de helicóptero
Julgamento na Espanha: esposa de Daniel Alves disse que ele chegou “caindo de bêbado”
“Um líder único, um ser humano íntegro e um amigo como poucos que sempre apoiaram a Colômbia. Minha solidariedade a toda sua família. Caro Sebastián, você estará sempre em nossa memória e defenderemos seu legado”, disse Ivan Duque, ex-presidente da Colômbia.
O ex-presidente do Equador Guillermo Lasso disse que Piñera era “um grande homem”.
“Ele era um grande homem, leal aos princípios do mundo democrático. Descanse em paz querido amigo, o Senhor o recebe em sua casa”.
A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner ressaltou que Piñera era um homem “profundamente democrático. Ela enviou uma mensagem à família do ex-presidente, de quem lembrou “com carinho“.
O também ex-presidente da Argentina Mauricio Macri demonstrou “imensa tristeza” pela morte do “amigo querido“.
“Gente boa, comprometida como ninguém com o Chile e com os valores da liberdade e da democracia na América Latina… É realmente uma perda total e insubstituível. Hoje me despeço de um amigo e de um líder notável. Todo meu amor por sua família”, escreveu.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também se manifestou nas redes sociais. Ele lamentou a morte de Piñera e se disse “surpreso e triste” com a notícia. Quem também falou publicamente sobre o falecimento do político foi o ex-presidente Jair Bolsonaro, que classficou o chileno como aliado “no progresso de nossos países e bem-estar de nossos povos”.