Nesta sexta-feira (5/4), policiais do Equador invadiram a Embaixada do México em Quito e prenderam o ex-vice-presidente equatoriano, Jorge Glas. Ele foi condenado a 6 anos de prisão por corrupção em um caso que envolve a Odebrecht e tinha recebido asilo político do governo mexicano.
O ex-vice-presidente estava na embaixada desde dezembro do ano passado. Ele alega ser vítima de uma “perseguição” da Procuradoria-Geral do Equador.
Após a invasão ocorrida, o presidente do México, López Obrador, anunciou a suspensão imediata das relações diplomáticas com o Equador, na madrugada deste sábado (6/4).
Leia mais:
VÍDEO: Idosa arranca dedo de mulher com mordida em briga por aparelho de academia, no México
Brasileiro confessa furto de R$ 9,1 mi em roupas e joias de hotel nos EUA
Por meio das redes sociais, Obrador revelou ter sido alertado sobre a invasão pela Secretaria de Relações Exteriores. Ele ressaltou que o incidente representa uma clara violação do direito internacional e da soberania mexicana.
Veja o comunicado:
Me acaba de informar Alicia Bárcena, nuestra secretaria de Relaciones Exteriores que policías de Ecuador entraron por la fuerza a nuestra embajada y se llevaron detenido al exvicepresidente de ese país quien se encontraba refugiado y tramitando asilo por la persecución y el acoso…
— Andrés Manuel (@lopezobrador_) April 6, 2024