O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (7/2) que vai assinar uma ordem executiva contra o incentivo ao uso do canudos de papel pelo governo federal.
Trump chamou a iniciativa do governo Joe Biden de promover uso de canudos de papel “ridícula”. Ele postou na sua rede social, a Truth Social:
“Vou assinar uma Ordem Executiva na próxima semana encerrando a ridícula pressão de Biden por canudos de papel, que não funcionam. DE VOLTA AO PLÁSTICO!”.
Em 2024, Biden havia anunciado um plano para acabar com produtos de plástico de uso em repartições federais até 2027, e em todas as agências do governo até 2035. Em 2022, segundo a revista americana “Forbes”, o Departamento do Interior, também na gestão do Democrata, colocou em marcha uma iniciativa parecida.
Em julho do ano passado, a gestão Biden também publicou um relatório de 83 páginas defendendo uma regulação mais rígida aos fabricantes de produtos de plástico. Na época, o tema provocou debates inflamados nas redes sociais entre Republicanos (pró-plástico) e Democratas (contra o plástico).
Leia mais:
Trump ordena e hospitais suspendem tratamentos para jovens trans
Potências rejeitam proposta de Trump de ocupar Gaza; ONU diz que medida é ilegal
O republicano não deu mais detalhes sobre o alcance ou quando vai ser implementado o seu decreto. Mas em 2020, Trump já tinha reclamado publicamente contra os canudos de papel. Ele disse publicamente:
“Eles querem banir os canudos [de plástico]. Alguém já usou aqueles canudos de papel? Eles se desintegram quando você bebe”.
A questão ambiental é vista pelo mandatário americano como um dos pontos decisivos do seu governo. Em um dos primeiros atos de seu mandato, Trump anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris, que tem como objetivo limitar o aquecimento global.
*Com informações de G1.