Plano dos EUA para a Venezuela tem três fases, diz secretário de Trump

O secretário de estado americano, Marco Rubio, ao lado do presidente Donald Trump (Foto: Joe Raedle/Getty Images via AFP).
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, falou nesta quarta (07/01) a jornalistas sobre o plano americano para a Venezuela. Segundo ele, o processo será feito em três fases.
O primeiro passo, segundo ele, é estabilizar o país sul-americano. Rubio afirmou que o governo americano “não quer que ele mergulhe no caos”. De acordo com o secretário, bloquear exportações de petróleo venezuelano faz parte do período de estabilização.
“Vamos vendê-lo no mercado, não com os descontos que a Venezuela vinha recebendo. Esse dinheiro será então administrado de tal forma que controlaremos como ele será distribuído, de um jeito que beneficie o povo venezuelano, não a corrupção, não o regime”, afirmou.
A segunda fase seria de “recuperação”: a etapa consiste em garantir que empresas americanas e de outros países tenham “acesso ao mercado venezuelano de maneira justa”. O momento também incluiria uma “reconciliação nacional”.
“Para que as forças de oposição possam ser anistiadas e libertadas das prisões ou trazidas de volta ao país e comecem a reconstruir a sociedade civil”, pontuou.
Por fim, ele citou a transição. Porém, Rubio fez questão de dizer que ainda é muito cedo para discutir o cronograma para as eleições na Venezuela.
Leia mais:
Trump anuncia venda de até 50 milhões de barris de petróleo venezuelano
Governo da Venezuela faz busca por suspeitos que ajudaram na captura de Nicolás Maduro
Entenda: Ataque americano à Venezuela
No sábado (3), os EUA lançaram ataques a alvos em território venezuelano, e uma incursão militar em Caracas capturou o líder Nicolás Maduro e a primeira-dama Cilia Flores. A missão durou cerca de duas horas e 20 minutos. Os dois foram levados a território americano onde enfrentam acusações relacionadas ao narcotráfico.
*Com informações de UOL






