Um pesquisador de Queensland, na Austrália, se surpreendeu ao encontrar um cocô de pássaro sobre uma folha e descobrir que, na verdade, se tratava de uma nova espécie de besouro. A descoberta foi por acaso.
O pesquisador James Tweed estava acampando na região de Gold Coast, em dezembro de 2021, quando avistou o que parecia ser um amontoado de cocô de pássaro sobre uma folha. Ele não deu muita importância, mas ficou por um tempo observando o achado que, para sua surpresa, começou a se movimentar.
Pesquisador percebeu que se tratava de um inseto, mas nunca havia visto algo igual antes.
“Ele tem cerca de 1 centímetro de comprimento e é coberto por pêlos brancos, longos e fofos”, disse à BBC. “Muitos dos cabelos ficam basicamente retos e eretos, o que dá uma aparência de penteado moicano”.
O pesquisador fotografou e recolheu o besouro para ser estudado. Após postar a imagem em um grupo de entusiastas de insetos no Facebook sem obter respostas, Tweed, que é doutorando na Universidade de Queensland, levou o espécime para a Coleção Nacional Australiana de Insetos.
Leia também:
Biodiversidade de insetos no Brasil está em queda, mostra estudo
Mosquito da dengue é mais atraído por algumas pessoas do que outras? Infectologista responde
A nova espécie foi apelidada de “besouro punk”. Isso porque ela possui pelos brancos e desgrenhados. A descoberta foi publicada nesta quinta-feira (21/3), em um artigo no Australian Journal of Taxonomy.
O besouro foi declarado um gênero ou grupo familiar inteiramente novo de besouros. A Coleção Nacional o nomeou de Excastra albopilosa – Excastra que significa “do acampamento” em latim; e albopilosa, que quer dizer “branco e peludo”.
*Com informações O Tempo, UOL e Folhapress