De acordo com as informações do presidente da Comunidade Judaica de Viena, Oskar Deutsch, uma ala judaica de um cemitério central, na Áustria, foi atacada nesta terça-feira (31) com fogo e pichações de ódio à judeus. Não houve vítimas na ação.
“Durante a noite foi provocado um incêndio na parte judaica do cemitério central (Porta IV). A antessala do salão cerimonial queimou. Suásticas foram espalhadas nas paredes externas. Nenhuma pessoa ficou ferida. O Corpo de Bombeiros e a Polícia estão investigando”, escreveu o líder.
Leia mais:
Embaixador de Israel usa símbolo dos judeus no Conselho da ONU e causa polêmica
Fronteira de Gaza é aberta para 480 estrangeiros, mas sem brasileiros
As imagens mostram um salão cerimonial incendiado, com as paredes externas do local vandalizadas com suásticas e a palavra “Hitler” em vermelho. As chamas foram contidas pelos bombeiros. Agora, a polícia investiga o caso.
O chanceler austríaco, Karl Nehammer, condenou o ataque.
“Condeno veementemente o ataque ao cemitério judeu em Viena. O antissemitismo não tem lugar na nossa sociedade e será combatido com todos os meios políticos e legais. Espero que os perpetradores sejam identificados rapidamente”, escreveu no X, antigo Twitter.