Neste domingo (11/5), o papa Leão XIV conduziu a oração “Regina Caeli” – que se reza no lugar do ‘Angelus’ durante o tempo pascal – para mais de 150 mil fiéis no Vaticano, e pediu paz na Ucrânia e Gaza, além de fazer menção ao “Dia das mães”.
“Caros irmãos e irmãs: bom domingo. Considero um dom de Deus que o primeiro domingo do meu serviço como bispo de Roma seja o Domingo do Bom Pastor, o quarto domingo do tempo pascal”, disse o pontífice, na Basílica de São Pedro.
Os principais destaques da oração foram a “grande necessidade” da Igreja Católica pelas “vocações sacerdotais e religiosas”.
“É importante que os jovens e as jovens encontrem, nas nossas comunidades, acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional”, declarou Leão XIV.
Paz na guerra pelo mundo
Ao concluir a oração, o pontífice fez um apelo de paz pelo mundo, e citou o papa Francisco.
“No cenário dramático de hoje, de uma terceira guerra mundial travada aos poucos, como disse o papa Francisco, eu também me dirijo aos líderes do mundo com um apelo sempre oportuno: nunca mais a guerra!”, declarou o americano.
Sobre o conflito na Faixa de Gaza, Leão citou os “sofrimentos do amado povo ucraniano” e pediu que seja feito “o possível para alcançar uma paz autêntica, justa e duradoura”.
“Sejam libertados os prisioneiros e que as crianças possam retornar às próprias famílias”, contou.
O líder da igreja católica também disse sentir “muita dor” ao ver o conflito na Faixa de Gaza, entre Israel e Hamas e pediu o “cessar-fogo imediato”.
“Acolhi com satisfação o anúncio do cessar-fogo entre Índia e Paquistão. Espero que nas próximas negociações seja alcançado um acordo duradouro”, afirmou.
Veja a fala do religioso divulgada pela CNN Brasil:
Leia também:
Vaticano divulga foto oficial e brasão do Papa Leão XIV; veja
VÍDEO: Cristo Redentor homenageia novo papa com imagem e frase em latim
Dias das mães
No domingo de Dia das Mães, o pontífice aproveitou para fazer “uma saudação carinhosa”. A data também é comemorada na Itália.