Neste Domingo de Páscoa (20/4), o Papa Francisco realizou uma aparição pública na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde abençoou os fiéis reunidos para a celebração. Diante de milhares de pessoas, o pontífice acenou e compartilhou uma mensagem marcada por apelos à solidariedade e à esperança.
“Cristo ressuscitou! Neste anúncio encerra-se todo o sentido da nossa existência, que não foi feita para a morte, mas para a vida. A Páscoa é a festa da vida! Deus criou-nos para a vida e quer que a humanidade ressurja! Aos seus olhos, todas as vidas são preciosas! Tanto a da criança no ventre da mãe, como a do idoso ou a do doente, considerados como pessoas a descartar num número cada vez maior de países”, discursou o santo padre.
Apelo aos líderes políticos
Durante seu discurso pascal, Francisco fez um chamado direto aos líderes políticos, pedindo que não se deixem levar pela “lógica do medo”. Em vez disso, incentivou o uso responsável dos recursos disponíveis para atender os mais necessitados, combater a fome e promover ações que impulsionem o desenvolvimento humano e social.
“Não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento! A necessidade que cada povo sente de garantir a sua própria defesa não pode transformar-se numa corrida generalizada ao armamento”, acrescentou o papa.
Veja a fala do papa:
El Papa Francisco se asomó a la Plaza de San Pedro para la bendición del Urbi et orbi. Mientras sigue su recuperación, el faro moral y espiritual del mundo se apareció para desearle a todos unas Felices Pascuas. Es una alegría enorme ver como está sanando. El Jefe está cada vez… pic.twitter.com/DKiCPuzZdN
— Martín Dandach (@MartinDandach) April 20, 2025
Presença de cardeais
Na ocasião, o papa esteve acompanhado pelo cardeal-protodiácono Dominique Mamberti e pelo cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governo da Cidade do Vaticano.
Leia também:
VÍDEO: Papa Francisco faz aparição surpresa na Basílica de São Pedro
Como os ovos de chocolate se tornaram tradição na Páscoa?
Votos de paz
Ao final da mensagem, Francisco reforçou seus votos de paz, desejando que a celebração da Páscoa renove a esperança e a confiança entre as pessoas, incentivando a construção de um mundo mais solidário e fraterno.