Nesta quinta-feira (1º/2), o Parlamento de Taiwan elegeu Han Kuo-y, 66 anos, como seu presidente, que será responsável por receber parlamentares estrangeiros visitantes e é considerado pró-China pelo partido governista.
Kuo-y é um ex-candidato presidencial do maior partido de oposição. No mês passado, Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), venceu a eleição presidencial, mas o partido perdeu sua maioria no Parlamento.
A China, que reivindica Taiwan como sua, apesar das objeções do governo de Taipé, considera o DPP como separatista.
De acordo com o sistema presidencialista de governo de Taiwan, é o presidente que nomeia o primeiro-ministro, embora, sem a maioria no Parlamento, o DPP tenha que trabalhar com a oposição para aprovar sua agenda legislativa.
Han Kuo-yu, do maior partido de oposição, o Kuomintang (KMT), que perdeu por grande margem a eleição presidencial para Tsai Ing-wen, do DPP, em 2020, venceu a eleição para o cargo de presidente do Parlamento.
O DPP também veiculou um anúncio de televisão acusando Han de ser pró-China.
Leia mais:
EUA defendem central terrestre e derruba 10 drones dos rebeldes Houthi no Iêmen
VÍDEO: Greve sindical na Alemanha paralisa aeroportos e cancela mais de mil voos
O maior partido da oposição, o Kuomintang (KMT), conquistou mais um assento do que o DPP, mas o pequeno Partido Popular de Taiwan (TPP) obteve oito assentos, privando o KMT da maioria na câmara de 113 membros.
“Acredito que a maioria do povo de Taiwan anseia por um Yuan Legislativo que leve a sério a governança, una e coopere, e seja dedicado ao bem-estar do povo de Taiwan, em vez de tomar a luta como objetivo”, disse Han aos repórteres já eleito.
Han também foi prefeito da cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, antes de ser destituído em uma votação de reconvocação em 2020, depois de perder a eleição presidencial.
*com informações CNN