29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

ONU condena cerco de Israel a Gaza e denuncia Hamas

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta segunda, 9, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, se pronunciou sobre as novas hostilidades entre o estado de Israel e a nação palestina na Faixa de Gaza. Ele criticou o cerco estabelecido por Israel sobre Gaza, também denunciou o grupo terrorista palestino Hamas e fez um apelo por negociações.

A declaração ocorreu depois de uma reunião extraordinária dos principais chefes das agências da ONU.

Guterres condenou os “ataques abomináveis do Hamas e de outros grupos contra cidades e vilarejos israelenses na periferia de Gaza, que deixaram mais de 800 israelenses mortos e mais de 2.500 feridos”. Ele também completou:

“Infelizmente, espera-se que esses números aumentem, pois os ataques estão em andamento e muitas pessoas ainda não foram encontradas”.


Leia mais:

Voos de repatriação de brasileiros são autorizados por Israel

Com 100 mil soldados na região, Israel fala em “cerco completo” a Gaza


No último sábado, 7, o Hamas lançou ataques a Israel e, segundo relatos, sequestrou dezenas de pessoas, que foram feitas reféns. O estado judeu imediatamente declarou guerra ao Hamas e iniciou bombardeios em Gaza.

O secretário da ONU apelou ao Hamas que liberte os reféns, e afirmou:

“Reconheço as queixas legítimas do povo palestino. Mas nada pode justificar esses atos de terror e a morte, mutilação e sequestro de civis”.

Por outro lado, ele também denunciou a resposta israelense, assim como a decisão de estabelecer um cerco ao redor da Faixa de Gaza, estabelecido hoje. Guterres disse:

“Embora eu reconheça as legítimas preocupações de segurança de Israel, também lembro a Israel que as operações militares devem ser conduzidas em estrita conformidade com o direito humanitário internacional. Os civis devem ser respeitados e protegidos em todos os momentos e infraestrutura civil nunca deve ser um alvo.

Estou profundamente angustiado com o anúncio de hoje de que Israel iniciará um cerco completo à Faixa de Gaza, não permitindo a entrada de nada – nem eletricidade, alimentos ou combustível. A situação humanitária em Gaza já era extremamente terrível antes dessas hostilidades; agora, ela só vai se deteriorar exponencialmente”.

Guterres ainda ressaltou que ele e o Coordenador Especial da ONU estão conversando com os líderes da região para evitar que a crise se amplie. Ele declarou:

“O socorro e a entrada de suprimentos essenciais em Gaza devem ser facilitados, e a ONU continuará se esforçando para fornecer ajuda para atender a essas necessidades”.

Esta não foi a primeira vez que um alto funcionário da ONU denuncia Israel pela situação na Faixa de Gaza. Relatórios das Nações Unidas já qualificaram o bloqueio estabelecido desde 2007 contra a região de “crime de guerra”.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
- Anúncio -