A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que a situação da dengue no Brasil é “alarmante” e que, em 2024, o país foi responsável por mais de 50% de todos os novos casos da doença no mundo. A afirmação foi feita nesta sexta, 9/2, numa entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, por Raman Velayudhan, chefe da unidade da OMS que lida com Doenças Negligenciadas.
Ele disse:
“A tendência no Brasil é alarmante, está crescendo e o governo declarou uma emergência. Encorajamos as pessoas envolvidas no Carnaval a usar repelentes e se proteger. Aqueles que possam se cobrir com mangas largas, ainda melhor”.
A agência internacional recomenda que as pessoas que planejam passar o Carnaval nos próximos dias usem repelentes para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Saiba mais:
Jovem de 15 anos contrai caso raro de dengue neurológica e fica cega e tetraplégica
Dengue no Amazonas: Wilson Lima participa de reunião com ministra da Saúde
Nas primeiras quatro semanas do ano, a OMS estima que 500 mil casos da dengue foram registrados no mundo. 262 mil deles apenas no Brasil, o líder, e 373 mil nas Américas.
A OMS destacou o fato de que o governo brasileiro decidiu vacinar 2,5 milhões de crianças entre dez e 14 anos, em 512 cidades com mais de 100 mil pessoas. Segundo a entidade, a empresa que produz o imunizante – Takeda – prometeu ampliar sua produção. 3,2 milhões de doses estão sendo destinadas para o Brasil. A organização recomenda que a vacinação priorize as crianças entre 6 e 16 anos em áreas de alta transmissão.
Velayudhan também comentou brevemente sobre a vacina atualmente sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã. Ele afirmou: “Temos entendido que os resultados são positivos. Esperamos uma ou duas novas vacinas até o final do ano”.
*Com informações de UOL