Mais dois atletas do triatlo estão com infecção gastrointestinal, após nadarem no Rio Sena, em Paris, na última segunda-feira (5/08), informou o Comitê Olímpico Português (COP). Os atletas são: Vasco Vilaça e Melanie Santos.
Conforme as informações, dos mais de 100 competidores que participaram das provas no Rio Sena, cinco ficaram doentes nos dias seguintes às competições. Porém, mesmo com a coincidência, não é possível afirmar se a água do Sena tem alguma influência no quadro clínico dos atletas.
Em nota, o COP informou que o quadro clínico dos dois atletas é estável e que a equipe de saúde está tomando todas as medidas para monitorar e fortalecer o tratamento. Vasco Vilaça estaria com sintomas mais fortes do que Melanie Santos.
Leia mais:
Competição nas urnas: conheça atletas olímpicos que migraram para a política no Brasil
“Seu quadro clínico é estável e a equipe de saúde da COP está tomando todas as medidas para monitorar e fornecer tratamento conservador ao atleta (Vasco) na Vila Olímpica. Nos últimos dias, a atleta Melanie Santos também desenvolveu sintomas semelhantes, mas de forma menos aguda”.
A Bélgica não participou na estafeta mista de triatlo em Paris, na segunda-feira, depois de a atleta Claire Michel ter ficado doente e se ter retirado da competição.
Vale lembrar que nadar no Rio Sena era proibido desde 1923 porque as águas são consideradas impróprias para banho. Em 2015, a prefeitura de Paris se comprometeu com a limpeza do rio e investiu 1,4 bilhão de euros em um projeto de limpeza para garantir que alguns eventos de natação de Paris-2024 pudessem ser realizados no local.