As chuvas que caíram em Paris ao longo do sábado (27/7) provocaram o cancelamento dos treinos de triatlo neste domingo (28), que deveriam acontecer no rio Sena. O motivo é a qualidade da água do rio – o cancelamento acontece dez dias após o mergulho da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no Sena.
Na noite de sábado para domingo, a comissão organizadora dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Triatlo e as autoridades sanitárias locais tomaram a “decisão comum de cancelar a parte de natação da familiarização do triatlo”, marcada para domingo, porque o “os níveis da água não apresentam garantias suficientes”, afirmaram, em comunicado de imprensa.
O nível de bactérias E.Coli e enterococos encontrados não foram especificados pelos três órgãos, que destacaram a preocupação com a saúde dos atletas.
Leia mais:
Brasileiro que pagou R$ 15 mil em abertura das Olimpíadas: “Horrível”
Olimpíadas 2024: Santa Ceia com drags divide opiniões; autoridades se manifestam
As provas de triatlo e natação aberta devem ser disputadas no Sena a partir de terça (30).
Apesar de todo o investimento feito pelas autoridades para despoluir o rio, chuvas ainda podem arrastar poluição para dentro das águas. Devido às fortes chuvas no outono e começo do verão, a água do Sena ficou imprópria para o banho durante grande parte de junho, impossibilitando a natação. Por outro lado, de 17 a 23 de julho, as análises da qualidade da água estiveram dentro dos padrões sanitários.
O sol voltou à capital francesa neste domingo. No sábado, um dirigente da equipe americana de triatlo expressou confiança. Scott Schnitzspahn, gerente de alto desempenho da equipe americana, disse:
“Com um monitoramento atento e observando como o sistema (implantado de coleta de água da chuva) responde às chuvas, temos realmente uma boa chance de fazer o triatlo completo”.
Com informações de Metrópoles.