Após um incêndio que atingiu uma galeria de artes localizada em Seattle, no Canadá, na sexta-feira (12/01), informações de que obras de arte insubstituíveis de Picasso, Rembrandt, Goya e M.C. Escher, estão entre as que podem ter sido perdidas.
Autoridades acreditam que alguém iniciou o fogo no beco que fica atrás da galeria para se aquecer, e que logo em seguida as chamas se espalharam e atingiram o prédio de três andares. Os bombeiros receberam a ligação por volta das 6h39 (horário local), e no momento a temperatura na área estava oscilando em torno de -6º.
Não foram relatados feridos no incêndio, que os investigadores consideram acidental. “Esperamos que grande parte do trabalho seja salvo. Estamos fazendo a triagem deles agora”, disse a gerente da Davidson Galleries, Rebecca McDonald. Pode levar semanas para que a galeria determine o destino das obras dos artistas famosos.
Leia mais
Reféns marcam aniversário de 1 ano de bebê morto em Gaza
OMS pede US$1,5 bi em financiamento para enfrentar crises
A Davidson Galleries é especializada em trabalhos em papel – especificamente gravuras, litografias e cortes de madeira, disse o proprietário Sam Davidson. Ele acumulou entre 16 mil e 18 mil peças nos últimos 50 anos. A peça mais antiga da coleção data de 1490, enquanto as peças mais novas foram criadas na semana passada, disse McDonald.
A galeria estava a poucas semanas de uma mudança planejada de seu inventário da Pioneer Square, no centro de Seattle, para um novo local a vários quarteirões de distância. Várias obras de arte foram colocadas no chão em preparação para a mudança, tornando-as mais expostas a possíveis danos causados pela fumaça.
“Me sinto mais triste pelos artistas contemporâneos que confiaram seus trabalhos a nós. Até chegar lá e ver pessoalmente, não senti o impacto total. É muito dramático quando você entra na galeria. Está tão preto lá dentro”. disse Davidson.
Muitas peças da coleção estavam em gavetas, enquanto outras estavam cobertas com tapetes de pano e uma folha de mylar que pode as ter protegido dos danos causados pela fumaça. Após o incêndio, bombeiros e artistas se reuniram para ajudar a transportar as obras de arte.