O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu após a condenação por 34 crimes relacionados à falsificação de registros contábeis para esconder o suborno à atriz pornô Stormy Daniels, ocorrido em 2016, determinada após sessão ocorrida em Nova York entre quarta e quinta-feira (29 e 30/5). Trump afirma ser líder nas pesquisas e, antes mesmo de a coletiva de imprensa ter início, a frase “nunca irei me entregar” era estampada em um banner.
“Eu sou o candidato líder nas pesquisas a ponto de ser capaz de acabar com a eleição, mas eu não posso dizer isso, só vocês podem”.
A condenação do ex-presidente acontece em meio a disputa eleitoral dos Estados Unidos entre o candidato republicano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden, atual presidente do país. Mesmo com a decisão, a legislação norte-americana não impede que Trump dispute a residência, tendo sido condenado por caso envolvendo o pleito de 2016.
Donald Trump se pronunciou pedindo um juiz sem conflitos de interesse para julgar o processo.
“Ninguém queria trazer o caso a tona porque seria um caso ridículo. Queremos um juiz sem conflitos de interesse. Todos dizem que não há crime, exceto esse promotor. Não era suborno, era acordo de confidencialidade, totalmente honesto. Não há nada de errado com isso”.
Durante a coletiva de imprensa, Donald Trump ainda voltou a pedir que seus apoiadores realizem doações com o objetivo de angariar fundos para a sua candidatura.
“Nós recebemos dinheiro de doadores e ao todo temos o recorde de US$ 39 milhões. Eu queria agradecer todos que estão me apoiando, a todos que estão aqui fora”.
LEIA MAIS:
Donald Trump é considerado culpado em todas as acusações em caso envolvendo suborno a atriz pornô
Júri começa deliberação em julgamento de Donald Trump; veredito pode sair a qualquer momento
Trump citou, ainda, uma pesquisa recente de intenção de votos, que revela que o ex-presidente cresceu seis pontos percentuais desde a condenação.
“As pessoas desse país sabem que é uma farsa. Nós vamos entrar com recurso. Não permitiram testemunhas e que eu falasse.”
Apesar de considerado culpado, a pena de Donald Trump será anunciada apenas em 11 de julho pelo juiz Juan Merchan. As chances de que o ex-presidente seja mandado para a prisão são consideradas pequenas. Vale destacar que a sentença será anunciada a poucos dias da Convenção Nacional do Partido Republicano, em que será anunciado o candidato do partido para disputar as eleições deste ano.
*Com informações do Metrópoles